quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo

Atividade 3
Conceito de Currículo e o processo de integração de Tecnologias ao Currículo
Currículo é o conjunto de saberes produzidos na escola. O Currículo Escolar antes era simplesmente considerado como uma seriação de conteúdos escolares em que cada Unidade Curricular( disciplina) era estruturada e detalhada de acordo com as exigências e normas da Instituição de Ensino.
O Currículo Escolar atual não é, portanto, o mesmo proposto pela tradição escolar e conservado de igual maneira por todas as escolas. Pode-se mesmo dizer que na era da tecnologia, o Currículo Escolar se forma a partir das necessidades de cada escola e de cada aluno.
Neste sentido o Currículo Escolar passa a ser definido como sendo todas as situações vividas pelo aluno dentro e fora da escola, seu cotidiano, suas relações sociais, as experiências de vida acumuladas por esse aluno ao longo de sua existência.
Falar em Currículo Escolar é falar também na vida do aluno e da escola em constante e em dinâmica ação, ou seja, educando e educadores, no espaço escolar, constroem e formam através de processos de valorização e do cotidiano que vivenciam o Currículo ideal para o desenvolvimento de habilidades ao desempenho educacional dos educando.
Deste modo, como diz Costa 2005 a integração entre Currículo e tecnologias potencializa mudanças na aprendizagem, no ensino e na gestão da sala de aula. Porém, essas mudanças se concretizam quando compreendemos a concepção de Currículo que almejamos desenvolver, identificamos as características intrínsecas das tecnologias que devem ser exploradas em atividades pedagógicas com intenções e objetivos claramente especificados, bem como entendemos que” a questão determinante não é a tecnologia, mas a forma de encarar essa mesma tecnologia”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário