segunda-feira, 16 de agosto de 2010

Planejando atividade com Hipertexto ou Internet

Ao finalizar a Unidade 2 do Curso Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC.
Atividade 4 com o tema: Planejando atividade com Hipertexto ou Internet, constitui na elaboração de um planejamento de uma aula e aplicação em sala de aula, de uma atividade com Hipertexto ou Internet.
Ao ler a proposta da atividade quatro, achei bastante interessante a elaboração do Plano de Aula voltado para o desenvolvimento do conteúdo com a utilização do hipertexto. Dessa maneira, os alunos serão capazes de descobrir novos recursos que contribuirão com o seu processo de aprendizagem.
Desse modo, o Plano foi elaborado de forma criativa e lúdica possibilitando assim maior interesse dos alunos, podendo ser trabalhadas as deficiências encontradas no processo de leitura e escrita. O mesmo foi realizado com utilização de computador com acesso a Internet. Este ainda não foi aplicado, devido eu trabalhar na DRE e não na Escola. Trabalho com Acompanhamentos Escolares e estarei disponibilizando o referido Plano as U.Es as quais atuo que dispõem de laboratório de informática e demais escolas que se interessarem, para deste modo inovar a prática pedagógica e conseqüentemente contribuir com a aprendizagem dos alunos.

Plano de Aula

Disciplina: Língua Portuguesa
Duração: duas aulas (1h e10mim).
Série: 3º Ano (2ª Série)

Objetivo:

Jogar o “jogo dos sete erros”, com fim de diversão e distração, e elaborar no editor de texto, um texto a partir do desenho escolhido pela dupla.

Eixo Norteador:

Prática de produção e escuta de textos/ atividades expressivas, jogos.

Competência:

Ser capaz de compreender e interpretar textos que circulam na sociedade e perceber as diferentes dimensões da leitura: o dever, a necessidade e o prazer de ler.
Habilidades:

Desenvolver de forma dinâmica, uma maior interatividade com os recursos tecnológicos disponíveis na sociedade;
Consultar dentre o material disponibilizado, a informação desejada;
· Identificar informações relevantes para a compreensão dos diversos textos;
· Localizar informações explícitas em pequeno texto;
· Produzir pequenos textos, atendendo a pontuação.

Conteúdo:
Produção Textual a partir do Jogo dos sete erros.

Desenvolvimento da Aula:

· Levar a turma para o laboratório de informática;
· Formar uma dupla para cada computador;
· Acessar a internet, abrir o site http://iguinho.ig.com.br/jogos.html%20(http:/iguinho.ig.com.br/jogo%20sete%20erros.html.
· Escolher um dos jogos dos sete erros;
· Descobrir os erros e a partir do desenho elaborar um texto no editor de texto;
· Imprimir o texto, ler o mesmo para a turma e entregar para a professora;
· Publicar as produções realizadas em um site na internet, no blog, folders de distribuição gratuita e também no mural da escola.

Recursos Tecnológicos utilizados:

· Internet (Blog, e-mails);
· Mural;
· Sites: http://iguinho.ig.com.br/jogos.html%20(http:/iguinho.ig.com.br/jogo%20sete%20erros.html.
· Um computador com scanner e software de edição de imagens;
· Uma câmera digital (ou câmera de celular);
· Uma impressora colorida;
· Tesoura, estiletes, cola branca, canetas diversas;
· Papel sul fite, papéis coloridos diversos, revistas diversas, folhetos e folders de distribuição gratuita.

Avaliação

A avaliação irá acontecer de forma que o professor acompanhe e avalie individualmente cada aluno ao longo do processo, observando, registrando e intervindo com ações que ofereçam à classe recursos para a conscientização dos processos criativos. No final da atividade, os alunos irão formar uma grande roda, em que cada um deve, expor os seus trabalhos e apresentar para a turma suas expectativas e uma auto-avaliarão de seu desenvolvimento na proposta.

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